A água destinada aos animais, na maioria das propriedades rurais, não apresenta muitos cuidados no que diz respeito a obtenção e manutenção, comprometendo sua qualidade. Isto pode ser a causa de várias enfermidades que acometem os animais com quadro clínico leve ou em certas ocasiões, graves levando a prejuízos e/ou perda total.
De acordo com a espécie e o tipo de exploração, os animais têm as suas necessidasdes diárias de água: por exemplo o bovino de corte, consome de 26 a 66 litros/dia; vacas leiteiras 38 a 110 litros; vacas em lactação até 140 litros; cavalos 30 a 45 litros, égua em lactação até 57 litros; e caprinos e ovinos 3,5 a 15 litros/dia. Por isso deve-se ter grande cuidado com vacas em lactação, pois quanto maior a produção maior será o consumo de água, não esquecendo-se ainda das fêmeas em gestação.
Água oferecida em quantidade e em qualidade excelentes. |
Um dos fatores preocupantes e que deve-se levar em consideração é quanto a qualidade da água oferecida aos animais em muitas propriedades do Estado, onde deve-se atentar para certas características que afetam a qualidade tornando-a imprópria para o consumo que são; a presença de minerais traços tóxicos como Fluor, Selênio, Ferro e Molibdênio, podendo causar disturbios sérios, principalmente em suínos e aves; a presença de Nitrogênio na água indica decomposição de matéria orgânica, contaminação fecal ou nitratos.
Francelino Goulart da Silva Netto Pesquisador - EMBRAPA/CPAFRO
A água potável promove saúde aos diferentes animais. |
Parabéns pela matéria, pois percebe-se a falta de instrução generalizada quanto ao carinho da qualidade da água que devemos ofertar aos nossos animaizinhos de estimação e aos que, sofrem o destino em ser, para alimentar aos humanos.
ResponderExcluirSempre falo aos Amigos : lembrem-se que Eles também têm Rins.
Obrigada,
Maristela Carulla Carolla