O consumo de água das plantas ocorre através da evapotranspiração, que é a água evaporada do solo mais a água transpirada pela planta, passando por todo seu processo metabólico e saindo através dos estômatos em suas folhas. Todo esse processo ocorre de acordo com clima e umidade do solo em tempo real, aumentando ou diminuindo a absorção de água em determinados momentos do dia. Por via de regra, toda a água consumida no dia anterior deve ser reposta, mantendo o solo sempre num ponto ótimo de umidade, onde as plantas gastam pouca energia para absorvê-la. Para medir o consumo de água das plantas pode-se utilizar vários métodos através de medições do clima ou do solo. No caso do clima pode-se utilizar estações meteorológicas e tanque Classe A estimando a evapotranspiração. No solo, deve-se medir a umidade do solo e para isto utilizamos os tensiômetros entre os vários métodos disponíveis por apresentar maior praticidade e qualidade nos resultados.
O manejo da irrigação pode ser realizado através do método mais conveniente realizando análises de solo e clima. A partir dos resultados desenvolve-se um programa de acordo com a cultura e sistema de irrigação instalado, gerando resultados de lâmina a ser aplicada e tempo de irrigação, bem como informações sobre o momento adequado de proceder à irrigação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuWCY25RFsSCfifkrJnv-EkRsEVjtYWBkhgRnjNBK77oul6xv3OeNVPvVyeHNgFFZYRxkvHiyU6fXvwtGWXvZydKfyesy-yJ-8_heoGXTb4FpUOzwtd0iydp8q_JKhtpWCgDja_FX8zjoH/s320/TANQUE+CLASSE+A.jpg) |
TANQUE DE EVAPORAÇÃO CLASSE A |
Nenhum comentário:
Postar um comentário